sábado, 31 de julho de 2010

Iº CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS - FIRST RESPONDER PARA PROFISSIONAIS DE TURISMO


15, 16 e 17 SETEMBRO

Já pensou nos riscos de quem viaja?
Já relacionou o Turista e a sua saúde com as situações mais comuns de risco?
Como profissional de Informação Turística, está preparado para dar a primeira resposta numa situação de emergência??
Está conscientemente preparado para salvar a vida daqueles que confiam em si e no seu profissionalismo?

O ITE - Instituto de Treino em Emergência e o INP– Instituto Superior Novas Profissões, numa acção estratégica conjunta, apresentam o 1º CURSO FIRST-RESPONDER preparado especialmente para alunos e Profissionais de Turismo que acolhem e lidam com o público.
O Curso resulta da aplicação dos mais recentes protocolos internacionais de Emergência e Primeiros Socorros com base no reconhecimento das situações de risco que decorrem da actividade profissional de Guias-Intérpretes, Correios de Turismo, Tour Leaders e demais Profissionais de Informação Turística.
Esta mais-valia pessoal e profissional é um factor de distinção e de competência, conferindo ao técnico uma certificação como First Responder reconhecida internacionalmente.
O CURSO FIRST-RESPONDER tem uma forte componente prática com simulações e cenários de trauma e emergência. É uma formação intensiva com a duração de 3 dias (15, 16 e 17 Setembro), e decorre nas instalações do INP, no Campus da Ameixoeira - Lisboa.
· As Inscrições são feitas online no site http://www.grutraueme.pt/
· Contacte mnoivo@gmail.com
CURSO FIRST RESPONDER (FR)
É um curso desenvolvido segundo os últimos protocolos internacionais de emergência e primeiros socorros destinado ao público em geral, que na maioria das situações são a “primeira pessoa” a responder a uma situação de emergência. Foi criado pela FAI – First Aid Institute, NSC – National Safety Councill e AAOS – American Academy of Orthopedic Surgeons.
Conteúdos programáticos:
SIEM (Sistema Integrado de Emergência Médica)
Aspectos Ético-Legais
Anatomo-Fisiologia do Corpo Humano
Via Aérea Básica
Reanimação Cárdio-Respiratória
Desfibrilhação Automática Externa
Emergências Médicas
Emergências Comportamentais
Emergências Obstétricas
Emergências Pediátricas
Emergências Geriátricas
Envenenamento e Substâncias de Abuso
Hemorragia, Choque e Lesões Tecidulares
Lesões Músculo-Esqueléticas e Imobilização
Ameaça Terrorista

Objectivos e resultados esperados:
O Curso tem por objectivo geral fornecer conhecimentos teórico-práticos, baseados em guidelines nacionais e internacionais, que reforcem e uniformizem a formação de técnicos nas áreas do socorro.
Espera-se que, no final do curso os agentes de protecção civil adquiram conhecimentos fundamentais, que lhes permitam ter uma conduta uniforme de actuação perante situações específicas de socorro.
Manual e texto de apoio:
O manual de apoio será fornecido pelo ITE bem como a distribuição dos mesmos pelos formandos.
Creditação:
Aos formandos que obtiverem 80% de aproveitamento no exames final escrito e demonstrarem proficiência nas avaliações práticas, será concedido certificado e creditação com reconhecimento internacional do GTE – Grupo Trauma Emergência, NSC – National Safety Council e AAOS – American Academy of Orthopedic Surgeons.
ECTS: Em ponderação pelo Conselho Científico
Horário: 3 dias/24 horas
Destinatários:
Guias-Intérpretes de Turismo, Correios de Turismo e demais Profissionais de Informação Turística, Médicos, Alunos de Medicina, Enfermeiros, Alunos de Enfermagem, Bombeiros, TAE’s (Técnico de Ambulância de Emergência), empresas, multinacionais, particulares, etc.

INSCRIÇÕES ABERTAS
PODE PAGAR EM 2 TRANCHES, SOLICITE-O NO ACTO DE INSCRIÇÃO!

Taxa de Candidatura: 20 Euros
Valor da Formação: 230 Euros
LOCAL: LISBOA - Instituto Superior de Novas Profissões

domingo, 25 de julho de 2010

MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA na RTP2

Caros colegas,

Hoje, no dia 25 de Julho de 2010 foi transmitido o programa Câmara Clara, na RTP2, onde pudemos ver algumas das obras mais importantes expostas no Museu Nacional de arte Antiga. Parte da visita ao museu foi guiada pelo nosso professor Dr. Anísio Franco


Caso não tenham tido ocasião de assistir ao programa aquando da sua transmissão, poderão sempre consultar o site da RTP, de onde retirei o texto seguinte:

"No último Câmara Clara semanal antes de férias, levamo-lo ao Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.
O MNAA é o grande museu de Portugal. Da sua excelente colecção, destacam-se As Tentações de Santo Antão, de Jeronimus Bosch, e São Jerónimo, de Albrecht Dürer - duas pinturas que fariam o orgulho dos mais exigentes museus do mundo - e, ainda, os Painéis de São Vicente, de Nuno Gonçalves, que muitos consideram a obra-prima da História da Arte Portuguesa.

O MNAA foi criado em 1884, mas o conjunto dos seus edifícios, jardim sobre o Tejo incluído, são muito anteriores e contam-nos pedaços da História nacional. Por estes dias e até Setembro, está patente A Invenção da Glória, uma grande exposição inédita em Portugal, que reúne as chamadas Tapeçarias de Pastrana - quatro colossos encomendados por D.Afonso V, no séc. XV, aos melhores ateliers da Flandres para comemorar os feitos dos portugueses no Norte de África. São muitas e boas as razões para vir com o Câmara Clara nesta visita guiada ao MNAA. António Filipe Pimentel, Anísio Franco e José Alberto Seabra Carvalho são os nossos (preciosos) guias. Com eles, no MNAA, o Câmara Clara semanal despede-se até ao dia 19 de Setembro."


Fonte: http://tv1.rtp.pt/programas-rtp/

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Tapeçarias de Pastrana

12 Junho a 12 Setembro de 2010


A exposição ‘A Invenção da glória. D. Afonso V e as Tapeçarias de Pastrana’ reúne pela primeira vez em Portugal os quatro monumentais panos, tecidos em Tournai por encomenda de D. Afonso V, conservados na Colegiada de Pastrana desde o século XVI e recém-restaurados sob o patrocínio da Fundação Carlos de Amberes. Peças de extraordinária monumentalidade e absolutamente únicas em termos da produção borgonhesa, relatando as conquistas de Arzila e Tânger, a sua encomenda e produção — ainda envolta em sombras — enquadra-se num programa mais vasto, de construção mítica da História, que o conjunto de obras em seu redor agora reunidas procura enquadrar e problematizar.
 
 
Até dia 12 de Setembro, estarão expostas no Museu Nacional de Arte Antiga, uma oportunidade a não perder.

5ªs à noite nos Museus - Verão 2010

Na próxima quinta-feira, 15 de Julho, o programa 5.as à noite nos Museu. Verão 2010 desdobra-se em actividades na Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves (Lisboa), Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa), Palácio Nacional de Queluz, Museu Nacional Soares dos Reis (Porto), Museu de Abade Baçal (Bragança), Museu de Alberto Sampaio (Guimarães), Museu D. Diogo de Sousa (Braga), Paço dos Duques (Guimarães) e Museu de Évora

Consulte o Minisítio

O programa 5.as à noite nos Museus. Verão 2010 é uma iniciativa do Instituto dos Museus e da Conservação que se irá desenvolver ao longo de 14 noites de quinta-feira, entre 24 de Junho e 23 de Setembro, envolvendo 22 museus e palácios do IMC que estarão abertos ao público entre as 18h00 e as 23h00.

Com esta iniciativa, o IMC procura disponibilizar a diferentes públicos a fruição nocturna dos espaços e colecções e um conjunto muito diversificado de iniciativas de animação cultural: espectáculos de música, dança, teatro e visitas encenadas.

Para mais informações, queiram consultar o site: http://www.ipmuseus.pt/